Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Obrigada!!!

Agradeço a todos de coração que me enviaram mensagens pelo meu aniversario!
Desejo a todos tudo em dobro!!!
beijos!!!

domingo, 9 de maio de 2010


CONFIRMADO : Cruzeiro joga em MA em junho 

Por Claudia Carmo

Em entrevista exclusiva ao Brazilian Times, o Vice-Presidente do New England Revolution, Craig Tornberg, anunciou a vinda do Cruzeiro para jogar contra a equipe do Revolution, no próximo dia 13 de Junho, no Gillette Stadium em Foxborough. Esta será a primeira vez que o time irá jogar nos Estados Unidos, com todos os jogadores titulares, inclusive os que irão disputar a Libertadores da América.
A decisão de trazer o Cruzeiro surgiu depois de muitos brasileiros falarem com Craig sobre o time. ”Eu ouvi por anos, muitas pessoas me falando sobre esta equipe, mas eu nunca materializei essa idéia. Em uma viagem recente ao Brasil, decidi ir à Belo Horizonte, visitei o estádio do Cruzeiro, fui muito bem recebido. Fiquei impressionado, pois eles têm uma ótima estrutura com dois centros de treinamento, então eu e Valdir Barbosa, fizemos conferência e nos decidimos trazer o Cruzeiro. Será um bom jeito de celebrar, porque depois de dois dias o Brasil Vai jogar contra a Coréia do Norte, vão ser muitas emoções”, disse.
A expectativa para o jogo e lotar o Gillette Stadium, como aconteceu com outros jogos de clubes brasileiros, já realizados no estádio, que chegou a reunir cerca de 70 mil brasileiros. Segundo Craig, os  ingressos serão vendidos a preços populares, variando entre 30 e 40 dólares para que toda a comunidade compareça para assistir ao jogo. “Estamos muito felizes em ter o Cruzeiro jogando no Gillette Stadium, até mesmo porque ‘e a primeira vez que eles jogam nos EUA e será uma grande oportunidade para os brasileiros cruzeirenses matarem a saudade de ver seu time jogando”, completa Craig.
Antes do jogo do Cruzeiro, no dia 19 de Maio, o Gillette Stadium estará recebendo o time do Benfica de Portugal que ira jogar também com o Revolution. O Benfica hoje e o primeiro colocado da liga de Portugal, e será a primeira vez que ira jogar em Massachusetts. “Temos meio milhão de portugueses aqui e esta ‘e a primeira vez que vamos trazer um time grande de futebol português. Esperamos para esse jogo cerca de 40 mil pessoas como já tivemos antes, inclusive esperamos brasileiros no estádio para ver o jogo. Porque tem 7 jogadores brasileiros no Benfica. Os brasileiros gostam de ver bons jogos.”, diz Craig sobre os brasileiros irem ver o jogo do Benfica.

Sobre Craig Tornberg
Craig é vice presidente do New England Revolution e está há 15 anos no clube. Ele foi um dos primeiros empregados no Revolution. Na sua carreira dentro do time, trabalhou em muitas áreas diferentes e hoje é vice presidente e responsável por realizar jogos internacionais em Massachusetts e por levar o Revolution,  quatro vezes para a final da superliga.
Craig também foi o responsável por trazer a seleção brasileira para jogar em Boston, contra o México. “Eu fiquei muito orgulhoso com isso, pois foi uma das coisas mais interessantes que fiz na minha carreira. Foi um evento que gastamos muito dinheiro, e que se não funcionasse eu não estaria aqui hoje. O Brasil foi um dos times mais caros. Nesse evento gastamos com os dois times $2.5 milhões de dólares, mas o retorno foi garantido porque os brasileiros compareceram em peso. Cerca de 70 mil estiveram no estádio. Seis meses depois, trouxemos a seleção brasileira para jogar com a Venezuela e tivemos 60 mil brasileiros no estádio. Isso faz com que agente queira promover mais jogos como estes de novo”, diz ressaltando a possibilidade de trazer a seleção Brasileira para jogar em Boston em 2011.
“Este ano não será possível trazer a seleção brasileira para jogar aqui, porque eles estão focados na copa do Mundo.Os EUA hoje não ‘e alvo do Brasil para jogar amistosos. Espero que o Brasil ganhe a copa e venha fazer um tour pelos EUA. No próximo ano eu gostaria de trazer a seleção Brasileira para jogar novamente aqui. E sempre pensei que seria um grande jogo Brasil x França, ou Brasil e Argentina, que eu gostaria de apresentar para a comunidade”,finaliza.
Para maiores informações sobre venda de ingressos podem ser adquiridas pelo telefone  1877-438-7387.

Brasileiras brilham em disputa do Breakers contra Red Stars 

Por Claudia Carmo

Não são apenas os jogadores brasileiros que dão show de bola fora do país. As brasileiras também brilham em campo e se destacam cada vez mais no futebol internacional. Uma mostra deste talento aconteceu no sábado, 01, no jogo entre o Boston Breakers x Chicago Red Stars, no Harvard Stadium, onde o Chicago Red Stars venceu o Boston Breakers por 2 a  0 . A ofensiva veio com  Casey e Cristiane Nogueira , cada uma marcando  um gol no segundo tempo.
No sábado, Cristiane Nogueira, fez sua primeira partida da temporada e também deu ao Red Stars sua liderança no primeiro dia do ano para uma vantagem de 1-0 sobre o Boston. Foi a sua concordância na segunda metade da temporada, seguindo o seu objetivo, primeiro durante um empate de 1-1 contra o Saint Louis Athletica em 17 de abril.
"Ela já tem dois objetivos nesta temporada, ela marcou um gol hoje, e justifica a sua seleção", disse o técnico Hayes da primeira partida Nogueira. "Essa é a expectativa que temos dela, para criar e pontuação, e ela fez isso. Ela jogou um jogo maravilhoso."
O Chicago manteve o seu ímpeto ofensivo, quando Cristiane marcou seu primeiro gol da temporada. Cristiane levou o Red Stars, com sete gols em 2009. Meio Megan Rapino e criou o ataque, e Cristiane terminou a partida por 2-0.
Mis duas grandes jogadoras brasileiras estavam em campo, Fabiana, que joga no Boston Breakers e Formiga, jogando com Cristiane no Chicago Red Stars. Ambas também tiveram ótimo desempenho na partida.
Na sexta, 30, as três jogadoras, Fabiana, Cristiane e formiga, se reuniram com a equipe do Brazilian Times, para entrevista exclusiva no Hyat Hotel em Cambridge, onde tiveram uma seção de fotos com o fotografo Paulo Pacheco, receberam convidados do Jornal Braziliam Times, autografaram bolas e camisetas e falaram da expectativa do jogo.
As jogadoras declararam que são muito amigas, mas em campo a historia é diferente, a competição que fica em primeiro lugar.
Cristiane e Formiga moram em Chicago e se dedicam completamente aos treinos e a melhorar cada vez mais o desempenho em campo. Nas horas vagas, Cristiane gosta de ir a restaurantes com amigos, já formiga e mais caseira, gosta de ler e curtir sua casa.
Fabiana, mora em Boston e quando não esta treinando, gosta de ir a restaurantes brasileiros com suas amigas e estudar inglês.
Na próxima, quinta, 13, ser a vez da primeira do Mundo, a jogadora Marta, a dar uma entrevista exclusiva ao Brazilian Times e receber convidados.
 Homenagens na festa que premiou 'As Notáveis' da comunidade

Por Claudia Carmo

Aconteceu no sábado, 01, no l Four Point  Sheration Hotel o Jantar de Gala da CTIB, em   comemoração ao seu primeiro aniversário, e premiou as 15 mulheres “ Notáveis” da comunidade brasileira  nos USA.
O evento reuniu convidados, representantes de entidades e organizações não governamentais e as mulheres eleitas pelos internautas no site www.braziliantimes .com. 
Durante o jantar feitas as homenagens  com muitas surpresas durante o evento, que homenageou com um certificado  as entidades, organizações e a mídia, que foram  entregue pelos diretores da CTBI Jorge Costa e Sidney Pires.
Os representantes presentes ficaram surpresos com a homenagem da CTIB. João Arruda,  presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojista), foi um  dos que receberam o certificado e se surpreendeu com o evento .“ Em primeiro lugar,  quero dizer que eu acho  muito importante o trabalho que a CTIB vem fazendo, acho fundamental que em doze meses de funcionamento ,eles tiveram  esse crescimento gigantesco. E  também o  reconhecimento pela mulher, porque para tudo,  temos que ter uma mulher, se não tiver uma mulher não funciona bem. E também o dia do evento,  dia do trabalhador , foi muito importante. E uma das coisas que  achei de muita responsabilidade foi  numero de instituições que participaram e estão apoiando a iniciativa da CTIB. Esta ‘e a forma  de cada um que esteve presente dar apoio a esta instituição que a pouco tempo esta fazendo um trabalho tão responsável”. relata.
Edirson Paiva, presidente do jornal Brazilian Times também foi homenageado pelo seu trabalho no Comitê Pro Cidadania e parabeniza a CTIB. ” Qualquer homenagem ao meu ver e bem vinda e criada pela CTIB,  para honrar  o trabalhador brasileiro, significa mais responsabilidade da minha parte em tentar  corresponder a esse premio de aniversario,  desta entidade que veio para servir o trabalhador brasileiro. Parabéns a toda a diretoria da CTIB por essa homenagem”.  
O pastor Marco Aurélio Nogueira, recebeu o certificado em nome da BMNET e disse “  Essa homenagem  com cada setor da sociedade,  que tem trabalhado em prol do Brasileiro,  que esta aqui nos emociona. E fantástico agente conseguir unir esse pessoal, polariza ele. A CTIB e o Brazilian Times conseguiram polarizar muitos setores e há muitos anos que eu não vejo isso. Eu saio daqui grato a Deus pelo que eu vi, grato ao Brazilian Times e a CTIB por essa homenagem”.
Carlos A. F. da Silva, recebeu o certificado pela Assistência Total Brasileira. “ Eu fiquei muito contente em a Assistência Total Brasileira e a Zula Acordi ,também ter em sido reconhecidas e homenageada. Isso me deixa muito contente, porque realmente o que agente vem fazendo  um trabalho voluntario. Então de fato o evento foi ótimo e realmente juntou as entidades ,que tem um objetivo comum de ajudar a comunidade, e que faz com que a nossa comunidade cresça” , afirma. 

Marcio Porto, presidente da CTIB (Central dos Trabalhadores Imigrantes Brasileiros) “  Foi um grande sucesso, a festa de 01 Aniversário da CTIB. E em nome da Entidade, gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao jantar,abrilhantando mais ainda nossa festa. Agradecemos de Publico a presença no evento das Mulheres Brasileiras Notáveis 2010, da imprensa, das entidades representativas, das Autoridades Brasileiras e Americanas, da Diretoria da CTIB,ao Excelentíssimo Cônsul do Brasil em Boston Mario Saade, dos profissionais de fotografia e de cultura. A todos nosso muito obrigado”, finaliza
O evento foi descontraído e trouxe um pouco da cultura brasileira para ser mostrada aos convidados. A apresentação começou com três mulatas, que fizeram os convidados mostrar que também tinham samba no pe. Finalizando com  um grupo de capoeira, mostrando a cultura baiana.

Entidades que receberam o certificado
BICA - Santiago Rosas
BRAPPAS - Paulo Pacheco
BMNET - Caio Marques
COMITÊ PRO CIDADANIA UNIDA - Edirson Paiva
CDL - Joao Arruda
FIVE STAR - Marilyn Rosa
MOVIMENTO EDUCACIONISTA - Arlete Falkowski
REDE DE TRABALHADORES BRASILEIROS USA - Marcio Porto
NÚCLEO DO PT - Claudia Tamsky
BRAZILIAN TOTAL ASSISTANCE, Inc - Carlos F. da Silva
OBTS INC - Sue O`brien
IMMIGRATION CENTER OF GEORGIA - Sue O`brien
SIM - Movimento *Universitário

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Debates entre candidatos a representante em NY e NJ

Por Claudia Carmo


O Comitê Pró-Cidadania realizou no nos dias 23 e 24, em New York e New Jersey, os primeiros debates envolvendo alguns dos pré-candidatos a Representantes da Comunidade. Seis dos onze nomes listados na página 05 deste jornal estiveram presentes nos debates, sendo três de Massachusetts, dois de New Jersey e um de New York.

O primeiro debate aconteceu na sexta, 23, em New York, coordenado por Benito Romero, diretor Executivo, da Casa do Brasil. Este evento contou com a presença dos pré-candidatos Jorge Costa, Sidney Pires e Ilton Lisboa, Francisco Sampa, pastor Generoso e Sueli Figueiredo. Mediado pelo presidente do Jornal Brazilian Times, Edirson Paiva, o debate foi dividido em dois blocos.

Cada um dos candidatos tiveram dois minutos para fazer as apresentações e responder as perguntas dos jornalistas e dos convidados que estavam na platéia. Segundo Benito, o debate foi construtivo e serviu para conhecer pessoas com novos propósitos. “Em termos pessoais, foi construtivo e uma oportunidade para conhecermos as pessoas envolvidas e saber o que cada uma delas pensa, do que cada um expõe em suas idéias e interesses em relação a comunidade. As diferenças existem e sempre vão existir, mas ficou exposto que há um desejo pessoal de cada um de ver a idéia prosperar e crescer”, disse e parabenizou o empresário Edirson Paiva pela iniciativa de realizar o debate. “Valorizamos muito o trabalho e a responsabilidade do Edirson e o parabenizamos pelo grande empenho”, acrescentou.

No primeiro bloco, as jornalistas Claudia Carmo (Jornal Brazilian Times) e Marta Arruda (Jornal Brazilian Voice), fizeram três perguntas cada uma. Dando oportunidade aos convidados saber um pouco sobre a historia na comunidade e as propostas de cada um. No segundo bloco foi a vez dos convidados fazerem perguntas e esclarecerem suas duvidas sobre as propostas, eleições, e funções e obrigações dos futuros Representantes da Comunidade.

No sábado, 24, os mesmos candidatos estiveram em New Jersey, no debate coordenado por Renato Batista, no Hotel Hilton, em Newark. O debate foi mediado por Sue O’Brian e seguiu rigorosamente o mesmas regras do debate anterior. Os pré-candidatos responderam as perguntas, criando um confronto de idéias, sem ataques pessoais. Para Renato Batista o debate foi satisfatório, “Temos que apoiar as novas idéias e a representatividade deles na comunidade”, afirma.

O debate de New Jersey foi transmitido, ao vivo, pelas emissoras de rádios America e Aleluia, ambas de New Jersey e pode ser visto no site www.vejatv.com
Embaixador Gradilone confirma mudança de data


Por Claudia Carmo

Em entrevista exclusiva ao jornal Brazilian Times, o Embaixador, Eduardo Gradilone, falou sobre os detalhes da palestra que aconteceu durante o Focus Brasil 2010, na Florida e sobre as eleições para Representante da Comunidade Brasileira no Exterior.

Os Embaxadores Otto Agripino Maia e Eduardo Gradilone estiveram no Focus Brasil 2010, que aconteceu em Fort Lauderdale, FL, nos dias 15 e 16 de abril. Durante o evento as declarações dos Embaixadores sobre as eleições para Representante da Comunidade Brasileira no Exterior não foram esclarecedoras e deixou duvidas em relação ao que já havia sido divulgado em ata, a qual ficou definida no encontro “Brasileiros no Mundo”.

Na previsão divulgada pelo Itamaraty, as eleições deveriam acontecer na segunda quinzena de Maio. Mas conforme o Embaixador Eduardo Gradilone, a data exata das eleições não ficou definida. “Não temos uma data exata para as eleições. No encontro houve uma previsão, mas não uma data determinada. Temos que fazer um processo licitatório para escolher a empresa que ficará responsável pelo processo eleitoral. As medidas de decreto de institucionalização estão em curso na presidência”, disse.

A lista oficial do TER, com números de eleitores será finalizada e depois enviada ao Itamaraty até o final de Maio e incorporada no sistema. “É provável que em Maio tenhamos todas as regras definidas para as eleições, dependendo de tudo que for aprovado, tão logo, tenhamos a lista da Justiça Eleitoral e dos consulados com os cadastros dos brasileiros”, continua.

Diante da informação de adiamento das eleições, Eduardo Gradilone diz que “pensávamos que seria em maio, mas tudo tem que ser feito com ordem e existem fatores a ser definidos antes de marcar uma data especifica”. Quanto à divulgação de novas informações sobre as eleições, o Embaixador afirma que “só será possível divulgar quando sair o decreto o que pode acontecer a qualquer momento.

No evento realizado na Flórida estavam presentes os pré-candidatos a Representante, o pastor Silair Almeida (Florida), Francisco Sampa (New Jersey) e a diretora do Grupo Mulher Brasileira, Heloisa Galvão (Massachusetts) e o diretor de pesquisas de Boston Álvaro Lima (Massachusetts). Eles se reuniram com os Embaixadores Otto Agripino Maia e Eduardo Gradilone, após o evento, para esclarecer algumas dúvidas sobre as eleições.

Entrevistado, por telefone, o pastor Silair afirmou que mesmo sem data definida, as eleições serão realizadas. “Acredito que até o final de maio será definido o período deste processo. Estas eleições são de interesse do Itamaraty. Como ex membro do conselho, posso afirmar que existe muita seriedade por parte do governo para fazer as eleições ainda neste semestre”, diz lembrando ainda que as funções do conselho não mudam.

O conselho será consultivo e não deliberativo e não será remunerado. O conselho não terá verba própria do tesouro, para distribuir com a comunidade. Ele alerta ainda para ter cuidado com as promessas que não procedem.

O Canadá terá uma vaga garantida se seu o candidato ficar entre os 12 mais votados. Os 4 mais votados farão parte do conselho, e outros 4 serão os suplentes. “Em minha opinião, como ex-membro do conselho, temos que ter muito cuidado para não bater de frente com o governo, pois estamos pisando em bases frágeis e não consolidada. Não temos um conselho institucionalizado ainda. não temos uma conferencia institucionalizada ainda. O decreto da institucionalização está no gabinete civil e este é nosso maior desafio agora. Este desafio deve ser nossa prioridade. Uma licitação depois de editada demora cerca de 30 dias para sair”, afirma.

Francisco Sampa, pré-candidato pelo estado de New Jersey, apesar das indefinições as eleições irão acontecer. Sobre a informação de adiar as eleições Francisco ressalta, “desconheço esse adiamento mesmo por que, como se pode adiar algo que não tinha data e hora marcada. Um jogo sem regras direitos e deveres pré estabelecidos, ate o presente momento.Foi exatamente isso que indaguei aos diplomatas presentes”, Francisco diz ainda que essa falta de informação “é um caso lamentável de desorganização, pois ninguém sabe nada de nada.... mil perguntas e bocas fechadas sem respostas. E esperar e pagar pra ver como será a definição do processo”, acrescentou”.

Heloisa Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira, que também participou da reunião disse que “não ouvi os embaixadores Gradilone e Agripino Maia falarem em adiamento. Mas para mim está claro que será bem difícil manter as eleições para Maio devido ao processo de licitação que precisa ser feito. Alem disso, sem a assinatura e publicação de Decreto presidencial institucionalizando a Conferencia, as eleições não teriam validade, por que como fazer eleição para algo que não existe legalmente? Acho porem que o MRE esta empenhado em manter o processo, só que a data inicial de maio talvez não possa ser mantida”.

quinta-feira, 15 de abril de 2010





XII Conferência Latino-Americana na Harvard University

Por Claudia Carmo

Aconteceu no domingo (11), na Harvard Business School Campus , a XII Conferência Latino-Americana 2010. O evento criado e organizado pelos alunos brasileiros, de origem hispânica e norte-americanos da Havard Businees School reuniu líderes de toda América Latina para tratar assuntos atuais, tendências e questões políticas que moldam o ambiente de negócios, com a finalidade de promover a discussão sobre negócios nos continentes.

Entre os palestrantes destaque para os ex-presidentes Vicente Foz (México) e Ricardo Lagos (Chile) e o presidente da rede Mcdonalds na America Latina, Woods Staton. Palestraram, também, os brasileiros, o presidente da Globo.com, Juarez Queiroz, o fundador e presidente do Lance, Walter de Mattos Jr. ambos participaram do painel sobre Novas Mídias.

Também ministraram palestra, o sócio do Fundo de Investimentos Gávea, Piero Minardi , o qual participou do Painel sobre Private Equity. O painel sobre empreendedorismo teve a participação do fundador e presidente do grupo Umbria, Mário Chady.

O gerente de planejamento Estratégico da Petrobras, Marcelo Pinelli , participou do painel sobre Commodities.

Segundo o estudante brasileiro, Pedro Zemel, um dos organizadores do evento, este ano, o foco foi as oportunidades de desenvolvimento. “Acreditamos em uma postura mais executiva em relação ao nosso futuro. Não ignoramos que temos desafios, mas nossa intenção foi usar esta conferência para alavancar o conhecimento e a experiência de líderes, como Vicente Fox, Ricardo Lagos e diversos presidentes das principais empresas da região, inclusive professores da Harvard e alunos cheios de vontade de fazer a diferença”, diz.

Outro painel de destaque, sobre as perspectiva internacional de como fazer negócios na América, chamou bastante a atenção dos participantes, já que o assunto tem sido a primeira escolha para a expansão das empresas sediadas fora da região.

Empresas norte-americanas e européias têm, tradicionalmente, dominado a presença estrangeira na América Latina, mas nos últimos anos algumas empresas asiáticas também multiplicou a sua atividade na região. Neste mesmo painel foram discutidos os motivos porque a América Latina tem sido um mercado tão atraente e como ela é susceptível de evoluir no futuro.

Mário Chady ficou honrado em participar da conferência e “ser convidado para comandar um dos painéis na conferência”. Para ele, o mais importante foi representar os empreender brasileiros neste evento. “Foi uma oportunidade para fazer um grande network , conhecer pessoas e eventualmente entender pontos de contato fora do Brasil, até para levar os meus negócios e conhecer estudantes brasileiros que estão prestes a retornar ao Brasil”, fala salientando que grande parte tem condições de atuar nas empresas do seu grupo.


HISTÓRIA DE CHADY

Mário Chady é um carioca que traz em seu currículo o empreendedorismo, a inovação, trabalho árduo e contínuo e uma capacidade única para transformar o dia-a-dia. Sua estréia no mundo gastronômico aconteceu em 1992, quando inaugurou o seu primeiro restaurante, o Guilhermina Café. Mas foi em 1999, que ao lado do sócio Eduardo Ourivio, fundaram a Spoleto . “Nós analisamos e percebemos que o mercado fast food estava em expansão e foi isso que nos impulsionou a abrir a Spoleto”, conta acrescentando que priorizaram a qualidade dos produtos oferecidos.

Após dois anos de sua inauguração, a Spoleto ganhou forma de franquia e se consolidou como uma das maiores redes de culinária italiana no mercado brasileiro. Atualmente, o grupo conta com mais de 200 lojas espalhadas em 23 estados no Brasil, além de 15 unidades entre Espanha e México.

O grupo Umbria tem duas fábricas, uma distribuidora e outras marcas de peso no mercado. Também admnistra desde 2004 a Domino’s Pizza e em 2008 adquiriu 80% da rede de fast food japonesa Koni Store. Este empreendedorismo fez com que Chady ganhasse os prêmios Abrasce e Alshop, o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o Prêmio Melhor Empregador do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Pulo do Gato e o título de empreendedor Endeavor.

quarta-feira, 31 de março de 2010



Safira é escolhido o melhor do futsal americano em 2009

Por Claudia Carmo

Aconteceu no domingo (28), em Fall River, Massachusetts, o jogo beneficente em prol das vítimas do terremoto no Haiti, envolvendo o time brasileiro de futsal, Safira Futebol Clube

O grande festival de futsal do final de semana foi promovido pela New England Futsal e United States Futsal Federation "USFF", com o objetivo de arrecadar dinheiro para a Red Cross do Haiti em prol das vitimas do ultimo Terremoto. Durante o domingo aconteceram vários jogos beneficentes, com crianças de todas as idades , que formavam os times de muitos estados de Massachusetts.

A atração principal do festival ficou por conta do esperado jogo entre a equipe do "Safira FC", Campeão Nacional USA e Bi-Regional , contra a Seleção de Massachusetts “Mass All Stars ". Os times mostraram na quadra um espetáculo, com um futsal , bem jogado, pelas duas equipes.

Mais de 800 pessoas estiveram presentes no estádio. Muitos pais e filhos assistiram o grande jogo, que acabou com a vitoria do Safira FC por 4x0. No intervalo do jogo, os Representantes da New England Futsal e United States Futsal Federation USFF, fizeram uma homenagem a equipe do Safira FC . O presidente da New England Futsal, Bill Sampaio , entregou ao presidente do Safira FC, Andre Ferreira , uma placa como a melhor Equipe de Futsal dos Estados Unidos de 2009, ano que o Safira FC, conquistou todos os torneios feitos pela federação. “Foi uma grande festa e estou me sentindo muito orgulhoso por esse premio por mim e pelos os jogadores”, disse Andre Ferreira.

No evento aconteceu também a entrega do título de melhor jogador de futsal de 2009, onde o brasileiro Alex Neto, jogador do Safira FC, foi eleito . “Eu estou muito feliz e realizado com esse premio e também pelo nosso time, que foi o primeiro a ser campeão em Massachusetts”, relata Alex, que também foi o primeiro jogador de Massachusetts a ser eleito o melhor do futsal nos EUA. “E muito emocionante e gratificante para mim,como brasileiro, ser o primeiro jogador a receber esse titulo “ , conta.

Mas, para a equipe do Safira FC, o mais importante mesmo foi a finalidade do festival , para ajudar tantas pessoas necessitadas no Haiti. Todo o fundo arrecadado foi doado para a Red Cross do Haiti. “Estamos muitos felizes por ter ajudado aquelas pessoas que tanto precisam nossa ajuda. Admiramos e estamos gratos de fazer parte deste grande gesto beneficente da New Englad Futsal e Uniyed States Futsal Federation "USFF", diz.

quarta-feira, 24 de março de 2010






Brasileiros participam de manifestação em Washington pela legalização

Por Claudia Carmo

Aconteceu no último domingo, 21, em Washington DC o movimento pela reforma imigratória. O evento reuniu mais de 175 mil manifestantes, entre eles brasileiros, que se reuniram no parque National Mall, para exigir do Governo Americano uma reforma imigratória imediata.

Brasileiros de diversos estados, como Massachusetts, Nova York, Meryland,Washington, entre outros participaram da manifestação que foi titulada como o movimento histórico dos imigrantes. As organizações Mira, juntamente com a CTIB, Grupo Mulher Brasileira e Movimento Estudantil Imigrante lotaram 20 ônibus com brasileiros, hispânicos e norte-americanos para a marcha.

A presença da comunidade brasileira não foi significativa no evento de milhares de pessoas. A comunidade não esteve representada no palco montado no parque, onde participaram como oradores na manifestação personalidades como o congressista democrata Luis Gutiérrez, de Illinois, que declarou que "a luta não termina agora, mas começa agora". Discursaram também o senador Robert Menendez, democrata por Nova Jersey, Janet Murguía, diretora do Conselho Nacional da Raça, a atriz mexicana Lucía Méndez , representantes de organizações e ativistas.

Diante deste fato os brasileiros presentes no movimento falaram sobre o assunto. Sidney Pires candidato a Representante da Comunidade Brasileira disse “Eles selecionaram os oradores através dos membros das organizações que escolheram os seus oradores. O que precisamos fazer registrar os nossos membros em organizações que façam esse trabalho, para que nos tenhamos um orador representando a comunidade brasileira. Precisamos ter mais brasileiros membros das organizações, que lutam pelos direitos dos imigrantes como Mira, National Immigration Reform, CTIB , assim ganharemos expressão política e teremos como selecionar pessoas para ser em nossos oradores.Eu recebi um convite mas preferi não me pronunciar. No próximo estaremos presentes, brasileiros mais participativos”.

Segundo Heloisa Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira, “Eu acho uma pena. Tivemos uma presença bonita, mas deveria ser maior. Temos que trabalhar mais e mais juntos e unidos. Temos que ignorar as pessoas que querem nos dividir e nos unirmos. A nossa comunidade precisa ter presença visível, por isso a importância do Census, o resultado vai mostrar quantos somos”, afirma.

O candidato a Representante da Comunidade Brasileira, Jorge Costa, que também participou do movimento, atribuiu o fato a falta de participação dos brasileiros em movimentos “A nossa minúscula participação nos movimentos, poucos brasileiros e isso tem que ser compreensível. Porque não há cultura nossa em participar de movimentos como esse . Eu gostaria que cada brasileiro soubesse o valor da participação dos movimentos que são para o nosso benefício . Enquanto não houver numericamente uma participação expressiva, não vamos ter um orador para falar num evento como este”.

Procedentes de vários lugares dos Estados Unidos, os manifestantes, que chegaram de avião, ônibus e, em alguns casos, a pé, cantavam gritos de "Sim, é possível" ou "Legalização sim, deportação não", em inglês e em espanhol. Muitos deles, vestidos com camisetas brancas como tinham pedido os organizadores, levavam cartazes nos quais se liam mensagens como "A mudança necessita coragem" ou "A legalização é a solução".

Os ativistas reivindicam uma reforma que possibilite a legalização dos imigrantes ilegais que já se encontram no país, permita aos trabalhadores trazer suas famílias e impeça a exploração trabalhista.

Frustrados perante o que consideram uma falta de movimento para promover a reforma, os manifestantes exigiram a Obama que cumpra o prometido durante a campanha eleitoral. Nas eleições presidenciais de 2008, Obama contou com dois terços do voto latino.

A maior surpresa da manifestação foi a transmissão de um vídeo gravado com a mensagem enviada pelo Presidente Barack Obama, que disse: "Sempre prometi a vocês ser seu aliado, enquanto nos esforçamos em regular nosso sistema quebrado de imigração, e esse é um compromisso que reitero hoje. Ninguém conhece o preço da inação melhor do que vocês. Prometo fazer todo o possível para conseguir um consenso entre os dois partidos este ano a respeito deste importante assunto. A reforma da imigração é crucial para nossa segurança e nossa prosperidade”, assegurou o Presidente.

Obama admitiu que "não será fácil e não ocorrerá da noite para o dia". No entanto, ressaltou: "Se colaborarmos, poderemos conseguir um futuro digno de nossa história como nação de imigrantes".


A equipe do Brazilian Times acompanhou a marcha e conversou com alguns brasileiros que estavam na manifestação

Rosangela Luz, natural de Florianópolis e mora em East Boston - MA
“Eu estou aqui participando deste movimento porque eu tenho filhos adolescentes e acho que não é justo as crianças ficarem fora das universidades, já que elas vivem aqui. Essa lei tem que ser aprovada, para que as crianças possam estudar, que é uma coisa muito importante para nós que saímos do nosso pais em procura de um futuro melhor, por isso estou aqui lutando ”.


Nilcéia Cândido, narural de Santa Catarina, mora em Revere - MA
“Estou aqui lutando pela realização de um sonho e pelos estudantes para que eles possam ingressar em uma universidade. E por nós que não temos documentos e precisamos ter, para que possamos ter um trabalho com direitos iguais e por isso que estou aqui na luta e tenho certeza que vamos conseguir ainda este ano”.


Renata Teodoro, natural de Crisciuma, organizadora do Movimento Estudantil Imigrante de Massachusetts
“Eu estou aqui porque minha família foi deportada para o Brasil há três anos e essa é uma luta por eles, por mim e pelos estudantes. Eu espero que o Presidente Obama retome sua promessa de quando foi eleito em lutar pelos imigrantes”.

Daniel Pereira da Silva, natural de Goiabeira - MG
“Eu estou aqui na luta com todos para que os governantes deste pais tenham uma definição para a reforma imigratória ainda este ano”.


Evanise Barcelos, natural de Porto Alegre, mora em Nova York
“Estou aqui para dar suporte e ajudar todos os imigrantes a mudar as leis imigratórias. Já sou cidadã, mas me sinto na obrigação de estar aqui na luta com todos, porque já estive na mesma situação. Os verdadeiros americanos são os búfalos, as águias e os índios o resto é tudo imigrante”.

Rafaela Silva, natural de Recife e Rafael Batista, de São Paulo, estudantes, moram em Washington
“Ficamos sabendo deste movimento por acaso, porque não foi divulgado na comunidade. Mas apesar de estarmos aqui legalmente viemos ajudar os imigrantes e os brasileiros nessa luta da legalização”.


Higor Lima, nasceu em Teófilo Otônio-MG, mora em Nova York
“Eu estou aqui há doze anos, sou cidadão e vim apoiar a comunidade. Faço parte do Cidadão Global, em NY, que é uma organização criada para unir os brasileiros imigrantes e vamos lutar sempre junto com os nossos irmãos imigrantes”.


Thays Barcelos, nasceu em Porto Alegre, mora em Nova York
“Viemos para dar apoio. Quando chegamos aqui não tinha nada para ajudar os brasileiros. Se estamos apoiando os imigrantes todos precisam saber que estamos aqui. Precisamos nos unir e ajudar uns aos outros para crescermos juntos”.


Leandro Alves, Teofilo Otônio – MG , mora em NY
“Estou aqui como todos os brasileiros deveriam estar para lutar pela reforma de imigração”.


Naracirlene dos Anjos, nasceu em São Luiz do Maranhão
“Vim aqui para apoiar os brasileiros e imigrantes ilegais. Eu estou legal mas entendo a situação que todos passam para ter um emprego, carteira de motorista e ser mais respeitado”.
(Da redação)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Brasileiros preparam-se para a Marcha do dia 21

Por Cláudia Carmo

As organizações Mira Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition, juntamente com a CTIB e Grupo Mulher Brasileira, estarão seguindo no próximo sábado, 20, em excursão para Washington DC, onde acontecerá no domingo, 21, a mobilização para a reforma Imigratória. O evento faz parte da campanha nacional Reform Immigration For America com o objetivo de pressionar o governo e o congresso a aprovar uma reforma imigratória ainda este ano.

Cerca de 800 pessoas sairão de Massachusetts, em 15 ônibus fretados pela MIRA. Lideres e ativistas brasileiros de Massachusetts estarão acompanhando, coordenando e informando as pessoas sobre o que acontecerá em Washington.

O evento promete reunir milhares de imigrantes de toda parte do país em manifesto para aceleração da reforma de imigração.

A Casa Branca já está preparada para a marcha. Na última semana, lideres imigrantes, como o Ali Noorani, ex-diretor da MIRA, se reuniu com o presidente Barack Obama e tiveram uma reunião positiva, inclusive informando ao Presidente sobre a passeata. Segundo a MIRA a Policia já autorizou a marcha e tudo transcorrerá normalmente.

Sue O’brian, diretora de Patrimônio da CTIB, levantou a hipótese de imigrantes indocumentados correrem o risco em comparecer ao movimento”. De acordo com uma conversa com a casa branca, uma manifestação e um privilégio de cidadãos americanos, porem, não estarão tomando nenhuma providencia contra. A única coisa que foi me passado, seria que eles não tirariam a autoridade do ICE. Não pensem que haverá algum problema relacionado, mas não ha garantias da casa branca. Eles apóiam uma manifestação e estão de acordo que uma reforma imigratória e necessária .A minha posição e que devemos tomar cuidado, mesmo com o pensamento positivo que nada ira acontecer. Não necessariamente em WA, mas no caminho de volta também”,completa.

Já não tem mais vagas nos ônibus que sairão entre às 11 da noite, do sábado, 20, da Park Station. Lá será também o ponto de encontro para as pessoas que forem com condução própria para Washington.

Marcony Almeida , diretor da Massachusetts Immigration and Refugees Advocacy Coalition (MIRA), está será uma ação observada pelo governo.” Sem dúvida o governo e o congresso prestam atenção a eventos como esse porque centenas de pessoas estarão nas ruas e a imprensa dará cobertura. Esse e um ano eleitoral e governo americano e o congresso precisam ver que não estamos parados esperando a hora acontecer. Faremos essa reforma acontecer”. Marcony também acredita na possibilidade da reforma sair ainda em 2010. “Acredito que ainda existam possibilidades. Democratas e Republicanos estão em busca do voto imigrante, então eles precisam agradá-los de alguma forma, e a reforma e a melhor que existe. Sem contar que o país esta ha muito tempo necessitando de uma reforma imigratória, principalmente porque e bom economicamente também”. Para ele este tipo de movimento mostra que a participação popular pode fazer mudanças nas leis.

Segundo Márcio Porto, Presidente da Central dos Trabalhadores Imigrantes Brasileiros-CTIB, o movimento irá refletir uma avaliação completa da falta de vontade política. “Quando Obama assumiu a presidência ele tinha maior número de democratas no Congresso, tinha mais liderança e não tocou o projeto e agora sua popularidade não é mais a mesma. Ou se faz a reforma, ou quem irá migrar são os nossos votos para os republicanos”, diz. De acordo com pesquisas das organizações o número de votantes na comunidade Latina gira em torno de 10 milhões, sendo 15 mil brasileiros.

Márcio ainda levanta algumas questões muito preocupantes que estão acontecendo nas comunidades devido a falta de perspectiva dos imigrantes diante da crise econômica, falta de emprego e medo de voltar ao seu pais de origem. Na comunidade brasileira tem aumentado o número de suicídios e também o preconceito que as criança sofrem nas escolas, por serem filhos de brasileiros ilegais.

Para Heloisa Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira, esta marcha não e só para os imigrantes. E para qualquer cidadã/cidadão consciente da necessidade de uma nova lei de imigração.” Eu mesmo tenho duas amigas americanas que estão indo. uma de Providence e outra aqui de Boston. As organizações nacionais e locais, como a Mira e o Grupo Mulher, jamais se envolveriam em um movimento deste porte se não tivessem certeza da autorização e da segurança. Querer fazer a população acreditar o contrário é terrorismo, falta de responsabilidade e de civismo. Acho que devemos nos concentrar no evento que será da maior importância para nossa comunidade, principalmente, depois da declaração e do compromisso de Obama semana passada com relação a reforma da imigração”afirma.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Amigos(as)!
So quero agradecer a força de vocês, em ler e seguir meu blog!
To começando agora e to gostando!
E a opinião de vocês é muito importante para mim!
Aceito críticas, elas são sempre bem vindas, para melhorar!!!
Saudades de todos!!!
Bjsssssssss



St Patrick's Day

St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.

Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A cor verde é associada ao dia de St Patrick, porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia.

Em Boston, a comemoração começou no final de semana e hoje, 17 de Março, o dia se iniciou com o tradicional Breakfast de St Patric. Bares e restaurantes abriram suas portas mais cedo e reabasteceram seus estoques de cerveja para receber os milhares de Irlandeses e descendentes que vivem em Massachusetts.

domingo, 14 de março de 2010

Gente!!!

Vejam também os vídeos da cobertura "Feira Musica Brasil", que aconteceu em Recife. E só ir até a barra de vídeos, aqui do lado!
Ou no Youtube, procurar musicnewsbrasil2008.
Entrevista com Fred do Mundo Livre e muito mais...
Thank's for you appreciation!!!

Embaixador Oto Agripino confirma eleições para representantes
Por Cláudia Carmo

Durante uma entrevista, exclusiva, o embaixador Oto Agripino, que também ocupa o cargo de Sub-Secretário Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, confirmou as eleições para a escolha de Conselheiros que representem os brasileiros que vivem nos Estados Unidos junto ao Ministério das Relações Exteriores - MRE.

Conforme ele relatou, por telefone, uma equipe está imbuída em aprimorar o sistema de votação. “Nós solicitamos que fosse desenvolvido uma maneira específica e segura para afugentar qualquer tipo de fraude”, explica. O diplomata acrescentou que poderá haver votos via internet e que um software está em desenvolvimento. “Desta maneira esperamos um número maior de votantes, haja vista que muitos deixam de comparecer às urnas para não perder um dia de serviço”, continua.

A equipe também tem realizado constantes reuniões no sentido de definir os locais físicos de votação, meios de contagem dos votos e período das eleições. O embaixador confirmou que haverá as o pleito, mas disse que os demais detalhes são especulações e que logo tudo estará concluído.

Indagado sobre as funções de um representante junto ao Ministério, o diplomata explicou que tanto os encargos quanto meios de atuar dos eleitos “serão divulgados após as eleições”. Até o momento, conforme relata o embaixador, tudo está em andamento e nada ficou definido. “Precisamos entender que tudo é um processo evolutivo”, acrescenta.

Durante a entrevista, ele mencionou com destaque a participação do conselho provisório que participou da II Conferência Brasileiros no Mundo. “Foi graças à presença e opinião de cada um que chegamos ao consenso de que havia a necessidade da criação destes cargos”, fala ressaltando que na terceira edição do evento espera avançar neste assunto.

O embaixador disse os candidatos já podem fazer suas campanhas e apresentar para a comunidade suas propostas de trabalho. “Não fechamos ainda o processo destas eleições, mas como temos certeza de que elas acontecerão, os interessados já podem correr atrás dos votos”, salienta.

Uma das preocupações do diplomata e de sua equipe é promover entre as comunidades brasileiras que vivem no exterior, inclusive nos Estados Unidos, a importância de participar da escolha de seus representantes. “É necessário que todos os brasileiros procurem o consulado para efetuarem o alistamento eleitoral ou regularizar a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral-TSE”, fala ressaltando as pessoas terão o direito de votar através da Carteira de Matrícula Consular-CMC.

quarta-feira, 10 de março de 2010


Brasileira vence concurso da Revista National Geographic
Por Claudia Carmo

Vitória Melo de 13 anos foi a vencedora do concurso da Revista National Geographic, realizado nas escolas públicas de Everett, no último dia 12 de fevereiro. Vitória ganhou em primeiro lugar entre os alunos da oitava serie. Para a competição foram escolhidos 10 alunos que se classificaram nas etapas realizadas nas 5 escolas entre a sétima e oitava série. A aluna também foi a única brasileira a participar do concurso.

A seleção foi feita pela comissão que fez um campeonato selecionando o primeiro aluno da sala, depois entre a sétima e oitava series, onde Vitória foi a aluna vencedora e selecionada para fazer parte dos dez alunos para disputar a etapa final.

No concurso os alunos tiveram que responder perguntas de geografia e história que exigiam muita atenção e conhecimento. Vitória conseguiu responder todas as questões e foi a vencedora.

Vitória estuda na Escola Municipal Lafayette, desde a segunda série. Filha de Brasileiros e nascida em Massachusetts, Vitória se considera brasileira nativa. A minha primeira língua é o português apesar de ter nascido aqui. Ela gosta de estudar e fala 11 idiomas, português, inglês, japonês, alemão, francês, holandês fluentes e esta aprendendo sueco, norueguês, finlandês , italiano e estoniano. No futuro ela pretende se formar em biologia, inglês e história e continuar estudando idiomas. Nas horas de folga Vitória gosta de ouvir música alternativa de diversos países,mas sua preferência é rock alemão. Ela também gosta de escrever e ver desenhos de animação japonesa.

Na escola Lafayette os diretores, professores e alunos estão orgulhosos e felizes por Vitória ter vencido a competição. Sua professora de história Marena Cernigliaro e o diretor geral Kevin Shaw parabenizaram a aluna com um certificado da própria escola Lafayette.

Deval Patrick, Governador de Massachusetts e Claudia Carmo

Brasileiro encontra com Governador de MA em Somerville


Por Claudia Carmo

O Governador de Massachusetts, Deval Patrick , esteve presente na manhã desta quinta, 04, no encontro realizado no CAAS de Somerville, para a prestação de contas do programa de Governo “Faces da recuperação”, onde são distribuídas bolsas de estímulo que são direcionadas as áreas de saúde, alimentação, transporte , educação, empregos, meio ambiente, aquecimento e energia. Esta verba ajuda a manter o trabalho das pessoas nas comunidades de Massachusetts e contratação de pessoas aumentando o número da oferta de trabalho.

A visita do Governador Deval Patrick , teve a finalidade de saber se o dinheiro distribuído as agências, CAAS , ABCD de Boston e empresas privadas foi bem utilizado.

Vinte representantes das agências, instituições e empresas sentaram a mesa junto ao Governador para falar dos projetos realizados e seus resultados.

Entre os representantes o brasileiro Júlio Braga falou sobre o seu trabalho no CAAS e foi aplaudido pelo governador e convidados. Júlio falou, como exemplo o caso da brasileira Eliana Torre, que foi demitida, depois de 9 anos de trabalho, porque estava grávida e a assistência que o CAAS esta prestando para ela e sua família.

Segundo Júlio eles esperam que este programa de estimulo tenha continuidade, já que tem prazo até Setembro. “A intenção é renovar e manter esse projeto fixo para que permaneça a gerar mais trabalhos e ajudar as pessoas”, diz.

Estavam presentes também representantes de agências e empresas que trabalham com projetos sobre o meio ambiente, como a empresa que limpa máquinas de restaurantes fazendo com que sejam mais eficientes e diminua a poluição. Outro representante falou sobre a redução do consumo de energia . O dinheiro foi liberado para o projeto de ir as casas que tem necessidade de vedar as janelas ou ver onde está entrando vento, para que os locais sejam bem isolados e as pessoas consumam menos gás e eletricidade.

A missão da CAAS é reduzir a pobreza entre as famílias locais e indivíduos, enquanto trabalhava para contrabalançar, e sempre que possível, eliminar, as condições sociais que causam e perpetuam a pobreza.Funcionários capacitados e que falam outras línguas estão diariamente atendendo pessoas de todas as nacionalidades imigrantes independente do seu status imigratório.

Os casos mais atendidos na CAAS são pessoas que tem casas e correm o risco de perdê-las, eles trabalham com advogados para tratar deste assunto. Ajuda financeira, assistência de combustível para o aquecedor, food stamp, dinheiro que a pessoa recebe quando está sem trabalho e tem família, ou por invalidez, eles fazem a aplicação para que ela receba esse dinheiro até que se restabeleça novamente e violência doméstica. De acordo com Júlio Braga em algumas situações eles tem que seguir a lei, porque são casos que exigem documentação. Trabalham com crianças e adolescentes em projetos mais específicos.

O governador Deval Patrick, depois de permanecer no local por mais de uma hora e ouvir atentamente e questionar cada representante, agradeceu a colaboração de todos e acrescentou que está empenhado e de olho na lei de imigração, que está quebrada , e também não é uma lei compreensiva. O Governador disse estar junto com o presidente Barack Obama, e trabalhar para que esta questão seja reaberta e revisada, para que a reforma aconteça com uma lei compreensiva e que todos possam se beneficiar com essa lei.


O governo de Massachusetts possui um programa para imigrantes, que funciona como uma ouvidoria , para ajudá-los e trabalhar encima de propostas para que esses imigrantes sejam legalizados.

Para obter mais informações A CAAS – Community Action Agency of Somerville, InC, esta localizada no 70 da Union Square, Somerville, telefone 617-623-7370, ou pelo site www.caasomerville.org.
Cônsul de MA responde ataques contra consulado ao BT
Por Claudia Carmo


O Embaixador Mário Saade, se reuniu na última terça-feira, 02, na sede do Consulado Geral do Brasil em Massachusetts, para falar sobre a reunião que aconteceu em New York, nos dias 25 e 26 de Fevereiro, onde os cônsules brasileiros e o Embaixador Oto Maia, trataram de diversos assuntos relacionados à comunidade brasileira no exterior, como funcionamento dos consulados, planos do Itamaraty para o futuro e as eleições para Representante da Comunidade Brasileira.

O Embaixador esclareceu algumas informações adicionais, que vem sendo publicadas nos sites oficiais sobre os eventos relacionados à nossa comunidade no exterior. Segundo o Cônsul, na reunião em New York, foi discutida uma pauta abrangente, onde vários assuntos entraram em pauta, entre eles sobre Conferência de Brasileiros no Mundo e as eleições para o comitê de representantes. “No momento, a minuta de decreto institucionalizando a Conferência em bases anuais e criando formalmente o conselho está pronta e já foi aprovada em todas as instâncias no Itamaraty, inclusive pela consultoria jurídica. Agora ela foi encaminhada à Casa Civil, onde se iniciará o processo de consulta pública, como ficou acordado na reunião de Outubro de 2009, no Rio de Janeiro”, explica.
Na atual versão, a minuta de decreto prevê e define a composição do conselho, que é o número de componentes, ou seja, 16 representantes, divididos em quatro por região. Na América do Norte serão quatro, sendo três para os EUA e um para o México e o Canadá.
O Cônsul adiantou ainda que os eleitos não serão remunerados e terão atribuições consultivas, ou seja, “este será um interlocutor entre a comunidade e o Governo brasileiro e irá ajudar o Itamaraty na preparação das pautas para as conferências”.

O Itamaraty somente custeará as despesas de locomoção e diárias, quando os conselheiros forem convocados para reuniões no Brasil. É prevista a realização de, pelo menos, uma reunião por ano. O decreto também institucionaliza a realização anual da “Conferência Brasileiros no Mundo”, que terá a participação das autoridades oficiais, conselheiros e convidados oficiais de diversas regiões e público interessado. Para 2010, ainda não foi decido em qual estado do Brasil será acontecerá a conferência.


Sobre as Eleições
O Embaixador disse que as eleições serão realizadas em maio, mas ainda não há previsão dos dias. O voto será eletrônico e as pessoas poderão votar pela internet. Uma empresa especializada em gerenciamento de eleições será licitada para executar o trabalho.
Para votar, os brasileiros terão que efetuar o cadastramento, que está dividido em 3 bases:

1 base – TSE - título de eleitor válido

2 base- Carteira de Matricula Consular

3 base – Sistema de inscrição próprio , que está sendo estabelecido.

Haverá um formulário disponível na internet para ser preenchido, com todos os dados, inclusive a jurisdição em que reside, composto de duas partes com base na matrícula eleitoral.

A fiscalização das eleições será feita pelo Itamaraty e pelos consulados.

Sobre o atendimento do Consulado do Brasil em Boston


Reclamações

Diante das reclamações sobre o atendimento no Consulado Geral do Brasil em Boston, o Cônsul Mário Saade esclareceu que há uma sobrecarga no agendamento eletrônico e isso causa uma espera maior. O agendamento eletrônico, já é utilizado pela Receita Federal no Brasil desde 2008. Todos os passaportes poderão ser emitidos no novo esquema, mediante o agendamento de entrevista. Este método só foi implantando nos consulados brasileiros em 2009. Após o agendamento e a entrevista, todas as informações sobre a pessoa irão para o Brasil, online e depois retornam para ser emitido o passaporte, isso garante segurança e não possibilita a falsificação de passaportes.

Há possibilidade de re-agendamento em casos de urgência. Para isso a pessoa terá que mostrar e provar a sua necessidade de urgência em tirar o passaporte.

Quanto os outros serviços o Embaixador diz que os documentos solicitados são emitidos no prazo. Em relação a espera no consulado ele atribui ao número de brasileiros que vivem em Massachusetts, que chega a ser a maior comunidade brasileira nos EUA. “A nossa prestação de serviços envolve os dois lados, o do consulado e o do público. É preciso que haja uma compreensão e entendimento de ambas as partes”, afirma.


Saída

Sobre sua possível saída do Consulado, o Embaixador Saade, disse que está no cargo há mais de três anos. “Analisando a gestão de permanência dos meus antecessores, que foi em torno de três anos e meio, não há nada de concreto. Trabalhei no Itamaraty há 40 anos, estarei cumprindo com a minha obrigação o tempo que for estipulado. Enquanto estiver aqui estarei me esforçando para recompor e voltar o sistema eficiente de antes”, finaliza.
(Da redação)
Lei gera polêmica entre candidatos a representantes
Por Claudia Carmo

Aconteceu no sábado (06), no restaurante Beef Grill, em Marlborought, uma reunião com a diretoria da Central Dos Trabalhadores Imigrantes Brasileiros - CTIB, com o objetivo de discutir assuntos referentes a organização e sua relação com a eleição para candidatos a Representante da Comunidade Brasileira no Exterior, já que três dos pré-candidatos fazem parte da diretoria da entidade.

Estavam presentes o presidente da CTIB, Márcio Porto e os diretores, Sue O’brien, Ângela Sena, Santiago Rosa, Lucinéia Pereira e os candidatos a representante, que também fazem parte da diretoria da CTIB, Jorge Costa, Pr. Emídio Martins e Sidney Pires.

Entre os assuntos discutidos no encontro estavam a avaliação e votação da atuação da CTIB como entidade ou ONG e no processo da eleição dos representantes da Comunidade Brasileira junto ao Ministério das Relações Exteriores e a participação da CTIB no dia nacional da mobilização Pró-Reforma Imigratória.

Márcio Porto, iniciou o discurso falando sobre o papel da CTIB como uma entidade a nível nacional, que procura agregar todos os trabalhadores brasileiros nos EUA. A CTIB nasceu para contribuir com o esforço coletivo e tornar o trabalhador imigrante brasileiro visível. Segundo a ata, eles trabalham com associações que levam as reivindicações para a CTIB solucionar. A CTIB também oferece orientação política aos trabalhadores, apesar de não ser uma organização política, e sobre como responder aos desafios e construção de dias melhores nos EUA, respeitando os princípios constitucionais e leis norte-americanas.

O tema que gerou polêmica na reunião entre os candidatos foi sobre a hipótese levantada de que uma lei norte-americana impossibilita um cidadão norte-americano de exercer cargo político ligado a outro país. Dos três candidatos que estavam presentes, o único cidadão é Sidney Pires, que apesar disso, independente de qualquer coisa ele continuará com a sua candidatura. “Eu sairei se o departamento de estado me falar que não posso me candidatar”, afirma.

Segundo Márcio Porto, o cargo para representante da comunidade não é um cargo político e sim um cargo comunitário, portanto não haverá problemas com a cidadania.

Como três candidatos fazem parte da CTIB e por ela ser uma organização sindical, não tomará partido em relação aos candidatos, ou seja, não irá apoiar um específico, mas orientará os candidatos nas condições políticas dos trabalhadores.

Outro tema importante foi sobre a passeata marcada para o próximo dia 21 de Março. Segundo informações de Sue O’brien, o manifesto não é aprovado pela Casa Branca, portanto as pessoas ilegais que participarem da passeata correm um risco muito grande. Ela entrou em contato com as autoridades de Washington DC e eles afirmaram que esse não será um encontro autorizado pelo Governo. “Acho um dever meu comunicar a comunidade brasileira sobre os problemas que estarão correndo as pessoas ilegais que estiverem na passeata. Agentes poderão aparecer , prender e deportar quem não estiver status legal”, disse. Diante desta informação a CTIB decidiu levar somente brasileiros legais para o manifesto no dia 21 de Março.

Segundo informações dos sites do Departamento de Estado, Seção 349 da Lei de Imigração e Nacionalidade (8 USC 1481), conforme alterado dispõem que os cidadãos norte-americanos estão sujeitos à perda da cidadania se realizar certos atos especificados e voluntariamente com a intenção de renunciar a cidadania. Sumariamente, esses atos incluem:

1. Obtenção de naturalização em um país estrangeiro (Sec. 349 (um) (1) INA);

2.Tendo um juramento, afirmação ou outra declaração formal de um Estado estrangeiro ou suas subdivisões políticas (Sec. 349 (um) (2) INA);

3. Entrar ou servir nas forças armadas de um Estado estrangeiro envolvido em hostilidades contra os EUA ou servir como uma comissão ou não-oficial das forças armadas de um Estado estrangeiro (Sec. 349 (um) (3) INA);

4. Aceitar emprego com um governo estrangeiro se (a um) tem a nacionalidade desse Estado estrangeiro ou (b) um juramento ou uma declaração de lealdade é necessário aceitar a posição (Sec. 349 (um) (4) INA);

5. Formalizar e renunciar à cidadania ante um funcionário diplomático ou consular norte-americano fora dos Estados Unidos (seção 349 (um) (5) INA);

6.Formalizar e renunciar à cidadania dentro os EUA (mas apenas sob rigorosa, estreitas condições legais) (Sec. 349 (um) (6) INA);

7. Convicção para um ato de traição (Sec. 349 (um) (7) INA).

Como já mencionado, as ações listadas acima pode causar a perda da cidadania norte-americana apenas se for realizada de forma voluntária e com a intenção de renunciar a cidadania. O Departamento tem um padrão uniforme de prova administrativa baseada na premissa de que os cidadãos norte-americanos pretendem manter a cidadania americana quando obtiverem naturalização em um país estrangeiro, assinar uma declaração de lealdade a um Estado estrangeiro, servir nas forças armadas de um estrangeiro estado que não estejam envolvidas em conflitos com os Estados Unidos, ou aceitar o não-emprego a nível político com um governo estrangeiro.
Consulado brasileiro é inaugurado em Hartford-CT

Por Claudia Carmo

Foi inaugurado na última terça-feira, 23, na cidade de Hartford, em Connecticut, o novo Consulado Geral do Brasil que também prestará atendimento a brasileiros que vivem em Massachusetts e Nova York. O Embaixador Oto Agripino Maia, esteve presente e discursou sobre a importância do novo consulado que facilitará o atendimento aos brasileiros de Connnecticut e também de Massachusetts e Nova York.

O evento aconteceu na sede do próprio Consulado, localizado na One Constituition Plaza em Hartford e reuniu alguns convidados. Entre eles estavam , o Embaixador Oto Agripino Maia, que também ocupa o cargo de Sub-Secretário Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, o Embaixador Ronald Dunlope, cônsul responsável pelo novo consulado, o prefeito da cidade de Hartford, Eddie Alberto Perez, o Senador Estadual de Connecticut , Gary Leberau, o Diretor das Comunidades Brasileiras no Exterior, Eduardo Gradilone, além de autoridades da cidade, lideres religiosos, ativistas e imprensa.

Após o coquetel , o Embaixador Oto Agripino Maia, iniciou a discurso sobre a inauguração do novo consulado. “Agradecemos a presença de todos nesta ocasião muito importante para nós brasileiros”, declarou e continuou a falar sobre a conquista de mais um consulado brasileiro nos EUA, que irá beneficiar milhares de brasileiros.

O Prefeito de Hartford Eddie Alberto Peres , em seu discurso deu as boas-vindas ao consulado e entregou um livro da história de Hartford ao Embaixador Oto Agripino.

A Ativista Ester Sanches também foi homenageada durante o discurso pelo seu trabalho no movimento para a conquista da sede do novo consulado. Ester recolheu mais de 5 mil assinaturas e cartas dos Senadores, Prefeito e Secretários de Estado para a viabilização da sede do consulado e foi a Brasília, entregar pessoalmente ao Embaixador Oto Agripino Maia.

Finalizando a cerimônia de inauguração o Senador Estadual de Connecticut, Gary Leberau, entregou a placa de boas vindas ao Embaixador Oto Agripino Maia.

Em conversa, durante o coquetel o Embaixador Oto Agripino Maia adiantou, que ainda não há novidades sobre as eleições para a escolha do Representante da Comunidade Brasileira no Exterior. “Estamos trabalhando no primeiro passo sobre como as pessoas irão votar e desenvolvendo um sistema pela internet, que facilitará a votação dos brasileiros, que não conseguirão se deslocar até o consulado”, afirma. Questionado pelos critérios de como serão as eleições, o Embaixador diz que não será diferente das eleições no Brasil “Como acontece no Brasil não temos muitos critérios. Temos que aceitar o fato e aceitar que terão imperfeições”.

A expectativa do Embaixador é que as eleições para Presidente do Brasil, que acontecerá este ano o número de pessoas que irão votar supere a última eleição, onde o número de brasileiros votantes nos EUA chegou só a 80 mil, sendo que estavam registrados 120 mil brasileiros no colégio eleitoral. “Queremos que todos os brasileiros cumpram com o seu dever de cidadão e votem, assim podemos mostrar que exercemos o nosso dever em qualquer parte do mundo”, afirma e ressalta que também estão ansiosos para superar o número de mexicanos votantes nas últimas eleições em Chicago, que chegou a 120 mil do universo em torno de 1.200,00 registrados.

Depois do evento de inauguração o Embaixador Oto Agripino Maia e outras autoridades viajaram para Nova York para a “II Reunião de Coordenação Consular” encontro de todos os cônsules dos EUA,nesta quinta,25, e sexta-feira,26, no qual serão debatidos temas de interesse da comunidade de brasileiros nos EUA, bem como avaliadas as práticas em curso, com vistas à adoção de medidas para o aprimoramento dos serviços consulares.
Brasileiros falam o que esperam da eleição de representantes Por Cláudia Carmo

As eleições para Representante da Comunidade Brasileira nos Estados Unidos se aproximam e Massachusetts já conta com seis pré-candidatos ao cargo. Enquanto os grupos se formam em torno dos seus nomes preferidos, outros brasileiros querem saber o que pensam e o que farão os eleitos.

Interessados no futuro político da comunidade brasileira no exterior, alguns deles responderam à uma enquete realizada pela reportagem do jornal Brazilian Times. Eles falaram sobre as expectativas e o que esperam dos candidatos que venham ser eleitos.


Elvira Soares, 54, Biomédica, natural de Franca – SP
“Acredito que uma das coisas que este representante pode fazer é orientar o imigrante que chega aos EUA e fornecer informações sobre as leis do país, moradia, saúde. Acho que ele pode orientar em todos os sentidos, direcioná-lo a obter o primeiro trabalho, porque muitos chegam aqui com pouco dinheiro, passando necessidades e até fome. Essa pessoa não poderá só ser uma figura representativa e sim agir e dar o apoio completo”.

Ivo P. dos Santos, 29, restaurador, natural da cidade de Mato Grosso-MG
“Eu espero que ele faça coisas boas, que organize o consulado e que cumpra com suas obrigações sem interesses pessoais”.

Leyd Rodrigues, 25, natural de Goiás
“Esta pessoa que irá nos representar deverá estar consciente de que temos problemas na comunidade e ele será cobrado em nos ajudar. Principalmente porque vamos ser nós que vamos elegê-lo”.

Otávio da Silva, 26, garçom, natural de Londrina-PR
“Espero que nos ajudem na luta dos assuntos relacionados à lei de imigração e que melhore o nosso consulado, que está um caos”.

Junior Wodzinski, 22, Driver, natural de Curitina-PR
“Eu quero que ele nos ajude a ter plano de saúde, porque eu já tentei o meu e não consegui”.

Luiz Franco, 33, Pintor, nasceu em Curitiba – PR
“Eu espero que esse representante trabalhe para melhorar o atendimento do consulado do Brasil em Boston”.

Paulo Lucas, 27, Manager, de Conselheiro Pena – MG
“Eu vou votar mais também vou cobrar. Na minha opinião, esse representante vai ter bastante trabalho, porque a comunidade vai votar e ficará atenta ao que ele está fazendo para nos ajudar. Mas a primeira coisa que essa pessoa deve fazer é melhorar os serviços consulares”.

Iris Batista, 29, estudante, de São Paulo-SP
“Eu espero que o representante consiga realmente fazer algo em beneficio da comunidade brasileira, porque muitos só falam, tem propostas, prometem, mas depois de serem eleitos não fazem nada como os políticos do Brasil”.

Tiago Uzai, 26, Garçon, natural de Ipatinga-MG
“Espero que ele seja honesto, lute, trabalhe pelas causas dos brasileiros, porque muitos brasileiros que tem documentação que podem ajudar não ajudam nada nem ninguém. Esse representante terá que trabalhar para nos manter informados do que está acontecendo de importante para melhorar a comunidade”.

Cleverson Batista, 29, Motoboy, de Belo Horizonte-MG
“Espero que ele nos represente e nos ajude a brigar pelos nossos direitos. Esclarecer a comunidade sobre os nossos direitos e deveres. Muitos brasileiros acreditam que, por estarem ilegais não tem direito a nada. Assim são enganados, pela desinformação, tem medo e engolem muitos sapos. Ele poderá ajudar nisso”.

Antonio Ferreira Jr., 18, Encanador, de Curitiba-PR
“Eu espero que seja alguém que entenda a comunidade, que saiba dos problemas que enfrentamos e interfira nas leis para que possamos ter mais liberdade para trabalhar sem problemas. Assim poderemos crescer, estudar e ter um trabalho melhor”.

Maria Aparecida, Cozinheira, nasceu em Vespaziano-MG
“Na minha opinião, acho que nós brasileiros não precisamos de um representante aqui. Temos que correr atrás dos nossos direitos nos EUA e no Brasil, porque no Brasil já temos nossos direitos. Já ouvi muitos brasileiros falarem de reuniões, encontros e nunca resultou em nada”.

Sérgio de Oliveira, 29, Conselheiro Pena- MG
“Eu acho que é uma boa idéia. Espero que eles não façam iguais àqueles que pegam um cargo público, não cumprem o que devem fazer, pegam o dinheiro das verbas e vivem numa boa”.

Robson Lemos, 31, Ator, Bahia
“Espero que represente a comunidade como um todo e não os interesses de um grupo específico. Deverá ser líder na comunidade e não um “político”, rodeado de podres poderes e privilégios”.

Marta, 40, Massagista Terapêutica, do Rio de Janeiro-RJ
“Eu acredito que esse representante não fará nada. Eu acho que temos já pessoas aqui sendo pagas para isso e não fazendo, para que mais um, para receber ou ser otário de fazer pelo outros. Eu acredito que vai continuar da mesma forma tendo mais gasto e levando mais tempo ainda para ser resolvida a situação. Há um auto interesse e cada um vê o próprio beneficio. Quantos cargos já foram criados, quantos já existem. Se fosse para melhorar então porque não melhoram os que já existem. Porque criar mais um, só para ter verba do Governo Brasileiro”.

Census lança revista em quadrinhos em parceria com brasileiro

Por Claudia Carmo

Aconteceu na sexta-feira (12) no escritória da Massachusetts Alliance Portuguese Speakers-MAPS em Cambridge-Massachusetts, o lançamento da revista em quadrinhos intitulado “Zé Brasil e Tião Mineiro”. Os dois personagens foram criados pelo cartunista e publicitário Daniel Nocêra e a revista é um fruto de uma parceria com a diretoria do Census. “O objetivo é conseguir explicar para a comunidade brasileira a importância desta pesquisa”, fala o desenhista.

Convite de lançamento foi estendido a toda a comunidade brasileira. Autoridades, lideranças políticas, religiosas e ativistas prestigiaram o evento. Entre eles, o Cônsul do Brasil em Massachusetts, Mário Saad, a diretora do Grupo Mulher Brasileira, Heloisa Galvão, o Coordenador da Comunidade Católica, padre Eduardo, o presidente da Brazilian Ministers, Pastor Cairo Marques, os pastores Claudio Lopes e Rui Lemes Assembléia de Deus, além do ativista e pré-candidato a representante da comunidade, Jorge Costa.

Conforme explica Nocêra, a revista foi criada porque acredita na importância e necessidade do Census para a comunidade brasileira e os benefícios que a pesquisa trará no futuro.

A escolha dos personagens Zé Brasil e Tião Mineiro, foi pelo fato dos dois já serem conhecidos da comunidade e apresentar um diálogo simples e objetivo. “Tenho certeza de que a linguagem utilizada por eles ajudará em muito esclarecer algumas dúvidas”, continua.

Paulo Pinto, Diretor Executivo do MAPS, fez a abertura do evento e explicou porque o MAPS abriu suas portas para o lançamento da revista em quadrinhos do Census. “Nós devemos nos unir para esclarecer às comunidades sobre a importância de responder ao questionário”, afirmou.

Kathleen Ludgate, Regional DirectorU.S. Census Bureau, Boston Region, destacou a necessidade da união de brasileiros e americanos para esclarecer a população imigrante sobre o Census.

O Cônsul do Brasil em Boston, embaixador Mário Saad, em seu discurso, enfatizou a importância e os benefícios que brasileiros terão em serem contados. “Uma das maiores dificuldades do consulado é não saber quantos brasileiros vivem aqui. Existem estimativas, mas não um número exato. Com o Census vamos saber quantos somos nos EUA e qual é o perfil do brasileiro, assim as autoridades poderão aumentar as áreas de assistência e disponibilizar mais verba e trazer mais benefícios a todos”, afirmou e encerrou o discurso ressaltando o espírito de parceria e trabalho conjunto que o Census está fazendo.

Heloisa Galvão, o padre Eduardo e o pastor Cairo Marques, também falaram aos convidados e manifestaram total apoio à pesquisa, enfatizando a importância de todos os brasileiros residentes nos EUA responderem ao questionário para serem vistos e respeitados. ”Se não existimos, não somos vistos, portanto não podemos lutar pelos nossos direitos”, conclui Eduardo.

A revista será distribuída gratuitamente e pode ser encontrada nas igrejas, no consulado, no grupo Mulher Brasileira e nas lojas brasileiras.
Brasileiras desfilam em prol da luta contra o câncer de mama

Por Claudia Carmo

Acontece hoje, 19, o Beantown Beauty, a partir das 20 horas, no 33 Club Restaurant Ultra Lounge, o evento realizado em prol da campanha nacional contra o câncer de mama. A festa contará com a participação de 12 modelos da cidade de Boston, entre elas as brasileiras Kellen Silva e Nataly Machado, que estarão lançando o calendário 2010 e desfilando na noite de gala e glamour, promovida para arrecadar fundos para a organização mundial contra o câncer de mama Susan G. Komen for the Cure.

Um grupo de talentosos artistas, modelos, estilistas, fotógrafos e produtores de eventos norte-americanos, que colaboraram para a criação de um Calendário em 2009, apresentam em 2010 o Beantown Beauty Models , em Boston em prol da campanha contra o câncer de mama.

Este é um evento anual que tem como missão ajudar na conscientização da população sobre a necessidade de levantar fundos para tratamentos e pesquisas.

Este ano, o calendário traz uma superprodução fotográfica com modelos americanas e brasileiras da cidade de Boston. Kellen Silva é uma das brasileiras fotografadas. Ela apóia o movimento e doa seu trabalho para participar da campanha.

O evento deste ano acontecerá no 33 Clube Restaurante Ultra Lounge, numa noite de gala com muito glamour. Será servido um coquetel, oferecido aos convidados sob o comando dos DJ’s Theo A spinning Mashups Top 40 e AI Spinning House & Dance Music. Na sequência, as modelos “Beantown Beauties”, entre elas as brasileiras Kallen Silva e Nataly Machado irão desfilar com os vestidos da Milagros Boutique & Highlights Salão e produzidas pela estilista Maximiliana Silva & Make Up by Jacky.

Os convidados receberão uma bolsa com o calendário de brinde e irão participar do sorteio de um prêmio especial no valor de $700,00.

Os produtores do evento Christina White, da Playboy Golf New England Manager e Chris Angel, da New England Event & Nightlife Producer, acreditam no sucesso do evento, "Vamos ter uma noite de diversão , mas conscientes de que vamos também ajudar outras pessoas a viverem melhor ", afirmam e convidam a comunidade brasileira para prestigiar o evento e ajudar na campanha.

Todo o valor arrecadado será doado a Susan G. Komen for the Cure, que já investiu mais de U$1.5 bi, desde que foi fundada em 1982. Como a maior do mundo em rede das bases de sobreviventes do cancro de mama, que trabalham no mundo para salvar vidas, garantir cuidados com qualidade para todos e estimular os cientistas para encontrar a cura. Sendo 75 % do fundo arrecadado ficará em Massachusetts para as pesquisas e causas contra o câncer e 25% será direcionado para pesquisa Nacional contra o câncer de mama.
Rádio promove debate entre candidatos a representantes

Por Claudia Carmo

Aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no programa de Rádio Brazilian Times.com, transmitido pela emissora 1230AM, o primeiro debate entre os pré-candidatos a Representante da Comunidade Brasileira no Exterior.

O debate foi organizado pela ONG Assistência Total Brasileira e o programa A Voz do Imigrante Brasileiro, comandado por Carlos F. Da Silva, com a intenção de dar a chance dos brasileiros conhecerem seus candidatos, bem como suas respectivas seus histórias e atividades em prol da comunidade, além das propostas de atuação, caso venham ser eleitos.

O programa teve inicio às 19 horas e durante uma hora os apresentadores Carlos F. Da Silva e Claudia Carmo, atenderam e intermediaram os ouvintes que fizeram perguntas aos participantes.

O debate começou às 8h10 com a participação de três dos quatro pré- candidatos. Sidney Pires, Jorge Costa e Silvério do Nascimento, explicaram seus pontos sobre a campanha. Apenas o Pastor Emídio Martins não compareceu e não justificou sua falta.

Muitas perguntas foram respondidas pelos pré-candidatos, e as respostas foram bastante semelhantes, mostrando que o interesse de todos é bem parecido.

Jorge da Silva disse que sua luta pela comunidade o motiva e que o cargo não será remunerado, mas terão iniciativas do Governo Brasileiro para trabalharem com a comunidade.

Silvério do Nascimento quer ajudar a comunidade e mesmo sem remuneração pode criar ações como jantares, churrascos, promovidos para gerar verbas para executar seus projetos.

Sidney Pires adiantou que, segundo o Itamaraty, haverá um fundo para dar suporte aos projetos.

Os pré-candidatos afirmaram que independente de quem vencer esta eleição, os demais se unirão para ajudá-lo a conduzir o trabalha como representante.

Quanto às eleições, segundo Sidney Pires, o TSE está envolvido e a embaixada no Brasil trabalha na elaboração do processo e em breve estará divulgando. Eles alertam para importância dos brasileiros regularizarem seus títulos eleitorais.

Em relação às propostas de cada um como prioridade, todos focaram em melhorias no Consulado para promover um bom atendimento ao brasileiro.

Sidney Pires irá propor melhorias para o atendimento e flexibilização dos serviços consulares. “O embaixador Agripino Maia afirmou que 60% dos serviços não precisam ser feitos diretamente na sede do consulado e podem ser levados para a comunidade, como serviços pequenos de emissão de documentos e autorizações”, disse.

Jorge Costa disse que, se for eleito, irá trabalhar para que o consulado esteja mais próximo da comunidade e sugeriu um consulado itinerante. “O consulado itinerante acabou pelas duas últimas administrações. O representante eleito terá que chamar a comunidade, fazer prévias e discutir exaustivamente cada caso, porque não tomar decisões sozinhos. Nós seremos condutores das propostas”, seguiu.

Já Silvério do Nascimento falou que irá trabalhar para a melhoria da comunidade. “Estamos vindo aqui para brigar pela melhoria de todas as necessidades da comunidade e não individualmente”.

As eleições para Representante da Comunidade Brasileira estão marcadas para acontecer no dia 15 de maio, com duração de quinze dias. Mas ainda não foi confirmada oficialmente pelo Ministério das Relações Exteriores no Brasil.

Colocar em boxe

A base cadastral para as eleições do Conselho de Representantes das Comunidades Brasileiras no Exterior (CRBE) será composta pelo conjunto de três bancos de dados, indicados a seguir:

i) registro de eleitores brasileiros no exterior do Tribunal Superior Eleitoral (mediante aprovação daquele órgão);

ii) brasileiros residentes no exterior matriculados na Repartição consular ou Setor Consular da Embaixada em cuja jurisdição residem.

iii) brasileiros residentes no exterior, cadastrados por meio de sistema eletrônico a ser elaborado especificamente para fins eleitorais.

Serão seguidas as normas constitucionais para atribuição de direitos políticos, no que se refere à elegibilidade dos membros do CRBE (idade mínima de 16 anos, igualdade de gênero, entre outras).

Colocar em boxe separado

Poderão apresentar candidatura à vaga de membro do CRBE brasileiros residentes no exterior que preencham os seguintes requisitos:

i) ter idade mínima de 16 anos;

ii) estar em condições de desempenhar satisfatoriamente as funções de membro do CRBE;

iii) comprovar que esteja residindo no exterior há pelo menos três anos na região de sua candidatura; e constar de pelo menos uma das bases cadastrais.

4. O voto será direto e individual.

5. A apuração será feita por Consulados e Embaixadas e totalizada pela Subsecretaria - Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior (SGEB/MRE), com acompanhamento dos membros da comunidade interessados.

6. O CRBE será integrado por 16 membros, conforme a seguinte distribuição:

i) 4 membros da América do Norte e Caribe;

ii) 4 membros da América do Sul e Central;

iii) 4 membros da Europa;

iv) 4 membros da Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.
Ratinho no programa de rádio do Brazilian Times

Por Claudia Carmo

Amanhã, terça-feira (20), a partir das 19 horas, o programa Brazilian Times, transmitido pela emissora WESX 1230 AM, irá trazer uma novidade para os ouvintes. As apresentadoras do programa Cláudia Carmo, Cristiane Paiva e Flavia Ribeiro, estarão entrevistando, com exclusividade, direto do Brasil,o apresentador do SBT, Ratinho.
Será a primeira vez que Ratinho irá falar a um programa de rádio nos EUA e responder às perguntas dos brasileiros. Ele vai contar um pouco da sua vida, como começou sua carreira, sobre o programa no SBT e também o que pensa sobre os brasileiros que vivem na América.
A idéia de entrevistar o apresentador Ratinho, surgiu pela própria filosofia do programa, que é levar informação com qualidade e responsabilidade, música e entretenimento aos ouvintes da comunidade brasileira e também de outros países. Sendo assim nada melhor do que a rádio feita para população entrevistar uma pessoa como o Ratinho, que luta pelo povo.
Em conversa com o Ratinho, ele disse que uma das coisas que irá dizer aos brasileiros será para voltarem ao Brasil, porque o país está muito bom para se viver.

Quem é o Ratinho
Carlos Roberto Massa, o Ratinho, nasceu em 15 de fevereiro de 1956 na cidade de Águas de Lindoia, interior de São Paulo. Apesar de ser paulista, foi no Paraná que ele cresceu e começou sua carreira na TV como repórter policial.
Na década de 90, o apresentador estreou um programa para todo o Brasil. Entrava no ar o 190 Urgente, exibido pela CNT-Gazeta, que lançou Ratinho como um defensor do povo na TV.
Mais tarde, apresentador partiu para o entretenimento, quando estreou, em 1997, os programas Ratinho Livre e Ratinho Show na TV Record.
Em 1998, Carlos Massa foi para o SBT, onde apresentou o Programa do Ratinho até 2006, que misturava comediantes, cantores, convidados especiais e do povo.
No ano seguinte, comandou o Jornal da Massa, um telejornal de notícias policiais, e o Você é o Jurado, um programa de calouros do SBT. Em 2009, Ratinho voltou à programação do SBT.
O apelido surgiu ainda na infância pelo fato de ele dar sumiço nas bolas de partidas de futebol. Os jogadores costumavam culpá-lo pelo sumiço: "Foi aquele ratinho", por causa de sua rapidez e agilidade.

Sobre o programa no SBT
O melhor de Ratinho está de volta às tardes do SBT. De segunda a sexta-feira, das 17h30 às 18h30 horário do Brasil, o “advogado do povo” fará de seu Programa do Ratinho a melhor opção para o telespectador que busca entretenimento e informação, de uma forma que apenas ele consegue transmitir.
Com seu humor peculiar e contagiante, a atração traz todos os ingredientes necessários para um programa com qualidade indiscutível.
Sempre preocupado com as questões da população, Ratinho volta a lutar pelos direitos do povo e mostra, com um jornalismo dinâmico, as principais notícias do dia. Ao vivo, de diversos lugares do País, os repórteres mostram os fatos que marcam aquele dia e, a bordo do helicóptero do SBT, o telespectador ficará bem informado sobre os acontecimentos em tempo real. Tudo sempre acompanhado dos polêmicos comentários de Ratinho.
Sem esquecer o lado humorístico, a atração diária conta com os fiéis companheiros do apresentador, Xaropinho e Tunico, e também com uma novidade: uma banda no estúdio. Além disso, o Programa do Ratinho mostra matérias especiais feitas pelo próprio apresentador.
Os ouvintes que quiserem conversar e fazer perguntas ao Ratinho poderão ligar no telefone (617)884-1234. O programa também pode ser ouvido pelo site www.radiomaniausa.com.
Feira 'Música Brasil' abre oportunidades para a música brasileira

Por Claudia Carmo para o BT, direto de Recife


Esta acontecendo esta semana, de 09 a 13 de Dezembro, em Recife, a segunda edição da Feira Música Brasil, rodada de negócios. O maior evento de música do Brasil reúne empresas de diversos setores da música e da industria, grandes nomes da música brasileira e novas bandas, que foram selecionadas para mostrar seu trabalho.

A feira começou a todo vapor, o Marco Zero, onde foram montato dois grandes palcos, que ficou pequeno pela quantidade de pessoas que assistiram aos shows de graça. Mano Brow , dos Racionais Mc, fez a galera delirar, cantando junto com a Banda Black Rio. Na sequência a banda pernambucana Nação Zumbi, não deixou ninguém parado, na gravação do DVD ao vivo, que teve a participação dos Paralamas do Sucesso.

E a festa não parou, no segundo dia a Banda Sepultura também agitou os pernambucanos e gente de todo o Brasil e do mundo, inclusive americanos. Hoje, não vai ser diferente, além das bandas que foram selecionadas para cantar,Marcelo D2 e Pitty, irão repetir a dose. Amanhã, será a vez da Banda Fresno e Strike subirem nos palcos.

Mas não são só os shows, que movimentam a cidade de Recife. Durante todos os dias, palestras, rodadas de negócios, atrações culturais espalhadas por toda a cidade acontecem as tardes.

O Prefeito da cidade de Recife, João da Costa, participou da abertura do evento, no Teatro Apolo, e se mostrou emocionado com a realização da feira na cidade.”Talvez a música seja uma das principais manifestações da cultura da cidade, de onde muito recifense sobrevive. E poder discutir a dimensão econômica, as diferentes formas de contribuições econômicas que ela proporciona para a cidade, especialmente nesse momento no qual o mundo se encontra, é de extrema importância”, disse o prefeito. Para João da Costa, é, também, um leque de novas oportunidades para os que vivem da música. “Recife é celeiro de novos talentos e a Feira oferece contato com outros produtores e artistas. Isso pode ser um diferencial para muita gente daqui ser descoberta”, opinou.

Além do prefeito, subiram ao palco o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberte, o diretor do Centro de Música da Funarte, Cacá Machado, o coordenador de Patrocínio à Música da Petrobras, Cláudio Jorge, o diretor executivo da Feira, Kaká Mamoni, a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, que estava representando o governador Eduardo Campos, e os secretários de Cultura do Recife, Renato L e de Olinda, Márcia Souto.

Segundo Carlos Tabakof, diretor da feira, o evento mostra que existe possibilidades de fazer negócios na música é uma oportunidade de agrupar vários setores da industria para se comunicarem, trocar idéias e fazer negócios.

A idéia e transformar a feira em um evento anual, que faça parte do calendário nacional e internacional ,como uma feira de negócios que mostre o que está se passando com a música brasileira e também com temas globais, acontecer em todos os estados brasileiros. Uma grande oportunidade para os músicos brasileiros mostrarem e negociarem seus trabalhos.

Para saber sobre o evento acesso o site www.feiramusicabrasil.com.br