Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Debates entre candidatos a representante em NY e NJ

Por Claudia Carmo


O Comitê Pró-Cidadania realizou no nos dias 23 e 24, em New York e New Jersey, os primeiros debates envolvendo alguns dos pré-candidatos a Representantes da Comunidade. Seis dos onze nomes listados na página 05 deste jornal estiveram presentes nos debates, sendo três de Massachusetts, dois de New Jersey e um de New York.

O primeiro debate aconteceu na sexta, 23, em New York, coordenado por Benito Romero, diretor Executivo, da Casa do Brasil. Este evento contou com a presença dos pré-candidatos Jorge Costa, Sidney Pires e Ilton Lisboa, Francisco Sampa, pastor Generoso e Sueli Figueiredo. Mediado pelo presidente do Jornal Brazilian Times, Edirson Paiva, o debate foi dividido em dois blocos.

Cada um dos candidatos tiveram dois minutos para fazer as apresentações e responder as perguntas dos jornalistas e dos convidados que estavam na platéia. Segundo Benito, o debate foi construtivo e serviu para conhecer pessoas com novos propósitos. “Em termos pessoais, foi construtivo e uma oportunidade para conhecermos as pessoas envolvidas e saber o que cada uma delas pensa, do que cada um expõe em suas idéias e interesses em relação a comunidade. As diferenças existem e sempre vão existir, mas ficou exposto que há um desejo pessoal de cada um de ver a idéia prosperar e crescer”, disse e parabenizou o empresário Edirson Paiva pela iniciativa de realizar o debate. “Valorizamos muito o trabalho e a responsabilidade do Edirson e o parabenizamos pelo grande empenho”, acrescentou.

No primeiro bloco, as jornalistas Claudia Carmo (Jornal Brazilian Times) e Marta Arruda (Jornal Brazilian Voice), fizeram três perguntas cada uma. Dando oportunidade aos convidados saber um pouco sobre a historia na comunidade e as propostas de cada um. No segundo bloco foi a vez dos convidados fazerem perguntas e esclarecerem suas duvidas sobre as propostas, eleições, e funções e obrigações dos futuros Representantes da Comunidade.

No sábado, 24, os mesmos candidatos estiveram em New Jersey, no debate coordenado por Renato Batista, no Hotel Hilton, em Newark. O debate foi mediado por Sue O’Brian e seguiu rigorosamente o mesmas regras do debate anterior. Os pré-candidatos responderam as perguntas, criando um confronto de idéias, sem ataques pessoais. Para Renato Batista o debate foi satisfatório, “Temos que apoiar as novas idéias e a representatividade deles na comunidade”, afirma.

O debate de New Jersey foi transmitido, ao vivo, pelas emissoras de rádios America e Aleluia, ambas de New Jersey e pode ser visto no site www.vejatv.com
Embaixador Gradilone confirma mudança de data


Por Claudia Carmo

Em entrevista exclusiva ao jornal Brazilian Times, o Embaixador, Eduardo Gradilone, falou sobre os detalhes da palestra que aconteceu durante o Focus Brasil 2010, na Florida e sobre as eleições para Representante da Comunidade Brasileira no Exterior.

Os Embaxadores Otto Agripino Maia e Eduardo Gradilone estiveram no Focus Brasil 2010, que aconteceu em Fort Lauderdale, FL, nos dias 15 e 16 de abril. Durante o evento as declarações dos Embaixadores sobre as eleições para Representante da Comunidade Brasileira no Exterior não foram esclarecedoras e deixou duvidas em relação ao que já havia sido divulgado em ata, a qual ficou definida no encontro “Brasileiros no Mundo”.

Na previsão divulgada pelo Itamaraty, as eleições deveriam acontecer na segunda quinzena de Maio. Mas conforme o Embaixador Eduardo Gradilone, a data exata das eleições não ficou definida. “Não temos uma data exata para as eleições. No encontro houve uma previsão, mas não uma data determinada. Temos que fazer um processo licitatório para escolher a empresa que ficará responsável pelo processo eleitoral. As medidas de decreto de institucionalização estão em curso na presidência”, disse.

A lista oficial do TER, com números de eleitores será finalizada e depois enviada ao Itamaraty até o final de Maio e incorporada no sistema. “É provável que em Maio tenhamos todas as regras definidas para as eleições, dependendo de tudo que for aprovado, tão logo, tenhamos a lista da Justiça Eleitoral e dos consulados com os cadastros dos brasileiros”, continua.

Diante da informação de adiamento das eleições, Eduardo Gradilone diz que “pensávamos que seria em maio, mas tudo tem que ser feito com ordem e existem fatores a ser definidos antes de marcar uma data especifica”. Quanto à divulgação de novas informações sobre as eleições, o Embaixador afirma que “só será possível divulgar quando sair o decreto o que pode acontecer a qualquer momento.

No evento realizado na Flórida estavam presentes os pré-candidatos a Representante, o pastor Silair Almeida (Florida), Francisco Sampa (New Jersey) e a diretora do Grupo Mulher Brasileira, Heloisa Galvão (Massachusetts) e o diretor de pesquisas de Boston Álvaro Lima (Massachusetts). Eles se reuniram com os Embaixadores Otto Agripino Maia e Eduardo Gradilone, após o evento, para esclarecer algumas dúvidas sobre as eleições.

Entrevistado, por telefone, o pastor Silair afirmou que mesmo sem data definida, as eleições serão realizadas. “Acredito que até o final de maio será definido o período deste processo. Estas eleições são de interesse do Itamaraty. Como ex membro do conselho, posso afirmar que existe muita seriedade por parte do governo para fazer as eleições ainda neste semestre”, diz lembrando ainda que as funções do conselho não mudam.

O conselho será consultivo e não deliberativo e não será remunerado. O conselho não terá verba própria do tesouro, para distribuir com a comunidade. Ele alerta ainda para ter cuidado com as promessas que não procedem.

O Canadá terá uma vaga garantida se seu o candidato ficar entre os 12 mais votados. Os 4 mais votados farão parte do conselho, e outros 4 serão os suplentes. “Em minha opinião, como ex-membro do conselho, temos que ter muito cuidado para não bater de frente com o governo, pois estamos pisando em bases frágeis e não consolidada. Não temos um conselho institucionalizado ainda. não temos uma conferencia institucionalizada ainda. O decreto da institucionalização está no gabinete civil e este é nosso maior desafio agora. Este desafio deve ser nossa prioridade. Uma licitação depois de editada demora cerca de 30 dias para sair”, afirma.

Francisco Sampa, pré-candidato pelo estado de New Jersey, apesar das indefinições as eleições irão acontecer. Sobre a informação de adiar as eleições Francisco ressalta, “desconheço esse adiamento mesmo por que, como se pode adiar algo que não tinha data e hora marcada. Um jogo sem regras direitos e deveres pré estabelecidos, ate o presente momento.Foi exatamente isso que indaguei aos diplomatas presentes”, Francisco diz ainda que essa falta de informação “é um caso lamentável de desorganização, pois ninguém sabe nada de nada.... mil perguntas e bocas fechadas sem respostas. E esperar e pagar pra ver como será a definição do processo”, acrescentou”.

Heloisa Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira, que também participou da reunião disse que “não ouvi os embaixadores Gradilone e Agripino Maia falarem em adiamento. Mas para mim está claro que será bem difícil manter as eleições para Maio devido ao processo de licitação que precisa ser feito. Alem disso, sem a assinatura e publicação de Decreto presidencial institucionalizando a Conferencia, as eleições não teriam validade, por que como fazer eleição para algo que não existe legalmente? Acho porem que o MRE esta empenhado em manter o processo, só que a data inicial de maio talvez não possa ser mantida”.

quinta-feira, 15 de abril de 2010





XII Conferência Latino-Americana na Harvard University

Por Claudia Carmo

Aconteceu no domingo (11), na Harvard Business School Campus , a XII Conferência Latino-Americana 2010. O evento criado e organizado pelos alunos brasileiros, de origem hispânica e norte-americanos da Havard Businees School reuniu líderes de toda América Latina para tratar assuntos atuais, tendências e questões políticas que moldam o ambiente de negócios, com a finalidade de promover a discussão sobre negócios nos continentes.

Entre os palestrantes destaque para os ex-presidentes Vicente Foz (México) e Ricardo Lagos (Chile) e o presidente da rede Mcdonalds na America Latina, Woods Staton. Palestraram, também, os brasileiros, o presidente da Globo.com, Juarez Queiroz, o fundador e presidente do Lance, Walter de Mattos Jr. ambos participaram do painel sobre Novas Mídias.

Também ministraram palestra, o sócio do Fundo de Investimentos Gávea, Piero Minardi , o qual participou do Painel sobre Private Equity. O painel sobre empreendedorismo teve a participação do fundador e presidente do grupo Umbria, Mário Chady.

O gerente de planejamento Estratégico da Petrobras, Marcelo Pinelli , participou do painel sobre Commodities.

Segundo o estudante brasileiro, Pedro Zemel, um dos organizadores do evento, este ano, o foco foi as oportunidades de desenvolvimento. “Acreditamos em uma postura mais executiva em relação ao nosso futuro. Não ignoramos que temos desafios, mas nossa intenção foi usar esta conferência para alavancar o conhecimento e a experiência de líderes, como Vicente Fox, Ricardo Lagos e diversos presidentes das principais empresas da região, inclusive professores da Harvard e alunos cheios de vontade de fazer a diferença”, diz.

Outro painel de destaque, sobre as perspectiva internacional de como fazer negócios na América, chamou bastante a atenção dos participantes, já que o assunto tem sido a primeira escolha para a expansão das empresas sediadas fora da região.

Empresas norte-americanas e européias têm, tradicionalmente, dominado a presença estrangeira na América Latina, mas nos últimos anos algumas empresas asiáticas também multiplicou a sua atividade na região. Neste mesmo painel foram discutidos os motivos porque a América Latina tem sido um mercado tão atraente e como ela é susceptível de evoluir no futuro.

Mário Chady ficou honrado em participar da conferência e “ser convidado para comandar um dos painéis na conferência”. Para ele, o mais importante foi representar os empreender brasileiros neste evento. “Foi uma oportunidade para fazer um grande network , conhecer pessoas e eventualmente entender pontos de contato fora do Brasil, até para levar os meus negócios e conhecer estudantes brasileiros que estão prestes a retornar ao Brasil”, fala salientando que grande parte tem condições de atuar nas empresas do seu grupo.


HISTÓRIA DE CHADY

Mário Chady é um carioca que traz em seu currículo o empreendedorismo, a inovação, trabalho árduo e contínuo e uma capacidade única para transformar o dia-a-dia. Sua estréia no mundo gastronômico aconteceu em 1992, quando inaugurou o seu primeiro restaurante, o Guilhermina Café. Mas foi em 1999, que ao lado do sócio Eduardo Ourivio, fundaram a Spoleto . “Nós analisamos e percebemos que o mercado fast food estava em expansão e foi isso que nos impulsionou a abrir a Spoleto”, conta acrescentando que priorizaram a qualidade dos produtos oferecidos.

Após dois anos de sua inauguração, a Spoleto ganhou forma de franquia e se consolidou como uma das maiores redes de culinária italiana no mercado brasileiro. Atualmente, o grupo conta com mais de 200 lojas espalhadas em 23 estados no Brasil, além de 15 unidades entre Espanha e México.

O grupo Umbria tem duas fábricas, uma distribuidora e outras marcas de peso no mercado. Também admnistra desde 2004 a Domino’s Pizza e em 2008 adquiriu 80% da rede de fast food japonesa Koni Store. Este empreendedorismo fez com que Chady ganhasse os prêmios Abrasce e Alshop, o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o Prêmio Melhor Empregador do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Pulo do Gato e o título de empreendedor Endeavor.